Chapadão do Sul, 13 de Dezembro de 2018

Cadastre-se Envie sua notícia JNT Digital Busca no site

Jovem Sul News

Você está em: Página Inicial

Conheça Chapadão do Sul

Conheça Chapadão do Sul

Em 1969, quando chegaram à região os primeiros habitantes vindos do Rio Grande do Sul, percebeu-se que nesses campos planos de terras vermelhas poder-se-ia implantar agricultura mecanizada, o que acabou acontecendo nos anos seguintes. Tornou-se povoado em meados de 1973, recebendo o nome Chapadão dos Gaúchos. Em 1977 passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Em 27 de outubro de 1.987, pela Lei N.° 768, foi criado o município de Chapadão do Sul, pelo então governador Marcelo Miranda Soares, ficando o mesmo, pertencendo a comarca de Cassilândia.

Nosso município começou a se desenvolver graças ao cultivo de arroz, soja e milho. Hoje, consolidado o projeto de agricultura altamente tecnificada, o município possui aproximadamente 140 mil hectares de lavoura e produz soja, algodão, milho, nabo forrageiro, sorgo, milheto, amendoim, girassol, dentre outras culturas, e começa a se destacar ainda na produção da cana-de-açúcar com a instalação de 2 usinas sucroalcooleiras e 1 destilaria.

Outro destaque é o rebanho bovino, estimado em 250 mil cabeças, onde predomina o gado nelore, fornecedor de matrizes para o cruzamento industrial, praticado nas fazendas de atividade mista, de agricultura e pecuária. Também há no município a criação de suínos e apicultura.

Colonizada por desbravadores vindos de vários cantos do País, principalmente dos estados da região Sul, Chapadão do Sul tem atualmente cerca de 20 mil habitantes. A cidade dispõe de infra-estrutura moderna, sendo centro de região e modelo em áreas importantes como educação e saúde.

O município é um dos mais expressivos Centros Educacionais e de Conhecimento, com campus de ciências agrárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Chapadão do Sul tem qualidade de vida; possui o melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal ?IDH-M, o maior Índice de Desenvolvimento Infantil, maior PIB ? Produto Interno Bruto e o segundo menor Índice de Analfabetismo do Estado.
A cidade é a capital da produtividade agrícola e se destaca ainda como polo na geração de energia.

Clique aqui e confira no mapa.

É permitida a reprodução ou divulgação, em outros órgãos de comunicação, de notícias ou artigos publicados nesta website, desde que expressamente citada a fonte, ficando aquele que desatender a esta determinação sujeito às sanções previstas na Lei nº 5.259/1967 (Lei de Imprensa) feed
Jovem Sul Comunicações LTDA | Rua Quinze, Nº 537 | Centro | CEP 79560-000 | Chapadão do Sul (MS)
(67) 3562-2500 (67) 9 9967-0034 | CNPJ 03.719.704/0001-07
Desenvolvido por: Mais Empresas | Angeli Comunicações